sábado, 4 de abril de 2015

Confira a programação da 4ª Odisseia de Literatura Fantástica

O maior evento de literatura fantástica nacional chega a sua 4ª edição. A Odisseia de Literatura Fantástica ocorrerá nos dias 10, 11 e 12 de abril desse ano, com diversas atrações e bate-papos com editores, autores e ilustradores expoentes do gênero no Brasil.


O evento, que acontece em Porto Alegre-RS, foi idealizado pelos escritores Duda Falcão, Cesar Alcázar e Christopher Kastensmidt. Hoje, a equipe conta também com o apoio de Nikelen Witter, Artur Vecchi e Christian David.

Confira abaixo a programação da 4ª edição da Odisseia de Literatura Fantástica:


  • Programação de sexta-feira (10/04)


10h - Encontro com os autores: Christopher Kastensmidt e Jacira Fagundes

11h15 - Encontro com os autores: Marcelo de Abreu Almeida e Patrícia Langlois

14h - Encontro com os autores: Simone Saueressig e Flávia Côrtes

15h15 - Encontro com os autores: Nikelen Witter e A.Z.Cordenonsi

16h30 - Encontro com os autores: Ana Cristina Rodrigues e Estevão Ribeiro

19h - Abertura com o escritor Roberto de Sousa Causo: “Evolução da Ficção Científica Brasileira: Tendências e Dilemas”.


  • Programação de sábado (11/04)


13h - Bate-papo: Cidades reais x Cidades fantásticas – Construção de cenários fantásticos a partir de cidades reais

Conteúdo: Como é construir livros fantásticos a partir de cidades reais, como é ambientar histórias de fantasia, terror ou sci-fi em pontos turísticos conhecidos? Essa é a pergunta que os autores desse painel tiveram que responder em suas obras que utilizam cidades reais ambientando suas histórias.
Participantes: Ana Recalde, Lauro Kociuba e Leo Lopes.

13h50 - Bate-papo: História Alternativa, Ficção Histórica e Ficção Alternativa – Estratégias Narrativas, Semelhanças e Diferenças

Conteúdo: Como seria o Brasil do século XXI se houvéssemos perdido a Guerra do Paraguai? E se Drácula houvesse sobrevivido no fim da obra-prima de Bram Stoker? Como seria o panorama das Guerras Napoleônicas se ambos os lados usassem dragões como uma espécie de força aérea avant de lettre? Essas e outras questões são debatidas na mesa História Alternativa, Ficção Histórica e Ficção Alternativa.
Participantes: Eduardo Kasse, Flávio Cesar de Medeiros Jr. e Gerson Lodi-Ribeiro.

14h40 - Bate-papo: Que fase! – A literatura fantástica aqui e agora

Conteúdo: O cenário atual da literatura fantástica dentro e fora do Brasil, discutido por autores que nunca negaram suas raízes no absurdo. Como está o momento para o leitor e para o mercado editorial? É possível viver apenas da produção da escrita? Quais são as próximas ondas na ficção? Quem ganha com isso?
Participantes: Nicole Siebel, Eric Novello, Felipe Castilho e Gustavo Girardi Brasman.

15h30 - Bate-papo: Como Traduzir Palavras em Imagens Fantásticas

Conteúdo: Quando cria uma obra, o escritor imagina um universo que existe apenas na sua mente. Enquanto ele existe somente na forma de texto, cada leitor tem a liberdade de também imaginar esse mundo de uma forma mais ou menos pessoal. Mas a partir do envolvimento do trabalho de um ilustrador, esse universo de palavras é traduzido para um universo visual que não é exatamente o do autor, nem do leitor, mas da tradução que o artista faz da palavra para a imagem. O bate-papo será sobre esse processo, seus limites e desafios!
Participantes: Denis Mello, Ursula Dorada, Walter Pax e Fabiano Denardin.

16h20 - Bate-papo: Draco – Literatura fantástica brasileira sem medos

Conteúdo: Como o trabalho de formação de mercado leitor e profissional para a publicação de literatura fantástica brasileira mudou nos últimos 5 anos em que a editora Draco atuou. Recebimento de originais, formação de carreira para escritores e a luta pela presença mais maciça do trabalho nacional nos grandes revendedores.
Participantes: Cirilo S. Lemos, Ana Lúcia Merege e Erick Santos Cardoso.

17h10 - Bate-papo: Um real imaginário – um fantástico extraordinário

Conteúdo: A literatura realista é uma composição ficcional. Sob essa ótica podemos entender que o real imaginário se aproxima do fantástico? Como o fantástico lida com o extraordinário? Onde se esconde a ficção e como ela se afirma?
Participantes: Cássio Pantaleoni, Simone Saueressig, Christian David e Duda Falcão


  • Programação de domingo (12/04)


13h - Bate-papo: O Outro Lado do Mundo de Oz

Conteúdo: Bate-papo com a tradutora Carol Chiovatto e com o editor Bruno Anselmi Matangrano sobre os 14 livros que compõem a série “Mundo de Oz”, de L. Frank Baum.
Participantes: Carol Chiovatto e Bruno Anselmi Matangrano.

13h50 - Bate-papo: Brasil a Vapor - O Steampunk em Terras Tupiniquins

Conteúdo: Em evidência em boa parte do mundo, o steampunk invade a costa sul-americana, emprestando o cheiro do óleo e a força das engrenagens à literatura fantástica brasilera. Mundos retrofuturistas brincam com a história nacional e internacional entre caldeiras fumegantes e letras de carvão. Venha debater conosco a força das palavras que revelam um passado que nunca existiu.
Participantes: R. Cândido, Enéias Tavares e A. Z. Cordenonzi.

14h40min - Bate-papo: Ilustres Desconhecidos

Conteúdo: Temos hoje uma grande variedade de autores estrangeiros de literatura fantástica recente sendo publicados no Brasil, nomes como China Miéville, Jeff Vandermeer, Nnedi Okorafor, Andy Weir, Lauren Beukes, e tantos outros. Mas naturalmente existem autores que são ilustres desconhecidos para nós. Quem são eles, o que têm produzido e porque são tão interessantes?
Participantes: Alex Mandarino, Bárbara Morais, Edgard Refinetti e Marcelo Augusto Galvão.

15h30 - Bate-papo: Stephen King e o Medo Eventual

Conteúdo: Discussão sobre o autor e suas obras: a biografia, os temas do drama infantil, o alcoolismo e as referências da cultura contemporânea em relação ao medo.
Participantes: Andrio Santos, Marcos T. Nogueira e Leon Nunes.

16h20 - Bate-papo: Contos do Cão Negro - da origem literária aos quadrinhos

Conteúdo: O escritor Cesar Alcázar e o artista Fred Rubim comentam sobre a criação de “Contos do Cão Negro”, webcomic de Fantasia Heroica baseada nas histórias do mercenário irlandês Anrath, o Cão Negro de Clontarf, criado por Alcázar.
Participantes: Fred Rubim e Cesar Alcázar.

17h10 - Bate-papo: Precisamos falar sobre Alan Moore

Conteúdo: Desde o seu surgimento, os quadrinhos foram considerados como uma forma de arte menor, que não pertenceria a nenhum gênero específico, sendo constantemente confundido com um mero entretenimento. Nos últimos anos, os quadrinhos cresceram em importância, ganhando o estatuto de uma vertente artística e, para isto, foi essencial o trabalho do roteirista inglês Alan Moore. A mesa pretende dar um panorama sobre a obra de Alan Moore, enfocando os seus trabalhos seminais do início, como Monstro do Pântano, Miracleman e V de Vingança, passando por Watchmen, até chegar ao seu momento mais atual, com Do Inferno, A Liga dos Cavaleiros Extraordinários e Promethea. Por meio da análise da vida e da obra deste escritor, trataremos dos quadrinhos como forma artística e falaremos das perspectivas deste gênero tanto no Brasil quanto no mundo.
Participantes: Gustavo Melo Czekster, Gabriela Silva, Daniela Langer e José Francisco Botelho.

18h10 - Encerramento com show do grupo Bando Celta

Curtiu? Toda essa maravilha é de graça! A Odisseia vai acontecer no Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo, que fica na Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico de Porto Alegre/RS.

Para mais informações, acesse: odisseialitfan.wordpress.com e curta a página no Facebook.


Nenhum comentário:

Postar um comentário